Biografia dos Palestrantes e Artistas

Andrea Bien (Soprano)

São Paulo, Brasil

Cantora lírica Andrea Bien é, soprano, formada em música pela Universidade Livre de Música, e, posteriormente, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Há mais de 10 anos, a cantora realiza diferentes tipos de eventos com música ao vivo. Canta com os mais conceituados profissionais, tanto no campo da música erudita como popular.

Ela já se apresentou em abertura de shows de cantores famosos, entre eles, da dupla sertaneja brasileira Victor e Léo e Alexandra Pires.

Mauricio Virgens (Barítono)

Colônia, Alemanha

Maurício Virgens é barítono, brasileiro. Começou sua formação musical em sua cidade natal, Salvador. Em 2000 se mudou para a Alemanha onde prosseguiu seus estudos de canto lírico com Grace Bumbry, Graciela Alperyn, Edda Moser e Walter Berry; além de ter participado de várias masterclasses e de concursos internacionais. Em 2003 Maurício Virgens foi premiado no Concurso Internacional de Canto Schloss Rheinsberg e em 2006 no Concurso de Ópera do Center for Contemporary Opera em Nova Iorque, cujo concerto de premiação se deu em 2008 no Carnegie Hall.

Flávio Benedito (Pianista)

Colônia, Brasil

Flávio Benedito é engenheiro químico, pesquisador  da Companhia BASF na  Alemanha. É pianista desde os 8 anos de idade.

Doa, em todas as oportunidades, seu talento como exímio pianista para abrilhantar as conferências e os eventos espíritas na Europa.
 

Yara L.R. Borges (Pianista)

Brasil, Suíça

Nascida em Anápolis-GO, iniciou o curso de Bacharelado em Piano no I.A. da Universidade Federal de Goiás e concluiu na Universidade Federal da Paraíba na classe de J. A. Kaplan. Em 1996 obteve o diploma de Konzertpianistin pelo Konservatorium de Berna. Em 2001 diplomou-se pela Universidade Martin-Luther em Halle, Alemanha, em Musikpädagogik Künstlerisches Hauptfach Klavier na classe do pianista Marco Antônio de Almeida. Obteve prêmios em vários concursos nacionais: Salvador, Goiânia, Araçatuba, Recife, tendo atuado como solista sob regência do Maestro Eleazar de Carvalho com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica do Recife. Com o “Trio Aquarela Brasileira” apresentou-se em Concertos pela Embaixada do Brasil em Berlim , em Berna e pelos Consulado-Geral do Brasil em Zurique e em Genebra. Com o Duo Bastos & Borges apresentou-se na Suiça, na Argentina, na Croácia, na Malásia, em Cingapura, no Vietnã e em Myanmar. Com o Bandoneonista Argentino Gabriel Rivano apresentou-se em Buenos Aires e regularmente apresenta-se por várias cidades da Suiça. Além destes países apresentou-se também como pianista na Eslováquia, na Áustria. Participou de Master-Classes no Brasil, Espanha e Alemanha ministrados por: Arnaldo Estrella (Brasil), Sebastian Benda (Österreich), Caio Pagano (USA), Dinorah Varsi (Berlin), Elgin Roth (Alemanha), Yara Bernette (Hamburg), Charles Rose(USA). Em 2001 foi convidada a pronunciar-se no Simpósio sobre “Klavierschule“, Métodos de Iniciação ao Piano, realizado na Alemanha, o que resultou em repercussão favorável da crítica. Ministrou reciclagem para os professores do Conservatório Pernambucano de Música na Semana Pedagógica em Recife no Brasil. Participou na Suiça no Congresso do EPTA (European Piano Teachers Association) como palestrante, e em Concerto Solo com repertório de Música Clássica Brasileira.

Please reload